segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Entretanto, não só a "visão" da paciente foi afetada por elementos estranhos e misteriosos, também a sua "audição" não era como antes. Dizia a seu psiquiatra que os mais simples sons tinham um significado misterioso: o zunido de um avião distante, o estrondo de uma motocicleta passando pela rua, o cair dos pingos de chuva sobre o telhado, o rangido da cadeira quando o psiquiatra se mexia. Ouvia, o tempo todo, presságios ameaçadores de um desastre iminente, de uma catástrofe pendente e horripilante. Podia sentir o mundo prestes a entrar em dissolução. "Eu não consigo fazer mais nada, a não ser escutar ansiosamente cada som até que ele tenha sumido. Esses sons me consomem totalmente. Todo o meu ser está concentrado nos meus ouvidos, e estou tão comprimida neles que meus ouvidos chegam literalmente a doer; meus músculos temporais e da mastigação e o meu pescoço ficam tensos como pedras." Esta era a sua própria descrição.

Algumas semanas depois, a paciente queixou-se de que havia um murmúrio de beatas no ar. "Elas estão dizendo", dizia a paciente, "que eu sou má, que sou uma mulher de rua e uma prostituta". A paciente tentou insistentemente defender-se dessas severas acusações, chegando até a colocar cera nos ouvidos. Porém, as vozes das beatas sempre venciam. Logo ela também começou a queixar-se de ser perseguida por homens.

Uma noite, a paciente telefonou para o terapeuta. Mal ousava cochichar no bocal do aparelho. Explicou que não podia falar mais alto porque as beatas tinham interceptado seu aparelho e podiam ouvir. Preferia escrever o que iria acontecer exatamente à meia-noite, e colocaria o que havia escrito diretamente na caixa do correio do analista. O seguinte registro, tendo como título "Importantes Documentos Altamente Secretos" foi o que ele encontrou:

"A invasão será à meia-noite. E estou preparada. Vou ficar acordada. Hoje à tarde eu vi algumas das tropas de ataque deles, disfarçados em motociclistas, e usando grandes óculos vermelho-alaranjados, como se fossem máscaras.

Quem são eles? Acho que pertencem aos vermelhos, pelo menos a essa categoria, mas vindos do espaço. Eles podem se transformar em seres tão minúsculos como piolhos para se infiltrar através de rachaduras nas paredes; mas estou alerta e tenho cuidado com eles, especialmente nos cantos e debaixo da mesa. Já ouvi algumas batidas e sons que são seus sinais secretos. Preparada, então, fiquei olhando no espelho por algum tempo. O meu rosto está morto. Isso é bom. Eles podem acreditar que eu esteja morta, até que eu tenha tempo para ver como eles são. Talvez eu me junte a eles mais tarde. Penteei e escovei bem meu cabelo. É uma boa preparação. O cabelo protege a cabeça – o cérebro. Quando escovei o cabelo, tive uma vaga noção de outros rostos atrás desta minha máscara morta.

Agora, você e os outros psiquiatras estão tentando me impedir de sobreviver a essa invasão. Vocês estão me dizendo que tudo isso é um produto de minhas forças inconscientes reprimidas; os outros me dizem para controlar a minha imaginação ou perguntam quem eu penso que sou com as minhas idéias megalomaníacas.

Seus estúpidos. É que simplesmente vocês perderam a sensibilidade interior para perceber os sistemas de Geiger e Radar deles, ou a capacidade de enxergar as suas formas dissimuladas . É necessário ter um certo treino. É como perceber escorpiões assim que se entra em um quarto.

Talvez eu me junte a eles a fim de proclamar ao mundo o poder; um poder que nos invadirá, mais forte do que qualquer mente humana possa imaginar, um bilhão de vezes mais forte que a energia atômica.

O curto sono era negro comparado com esta nova realidade que, entretanto, ainda não se desenvolveu em todos os detalhes e em toda sua extensão: o poder de penetrar nos segredos mais profundos e ocultos do Universo. Isso possibilita um poder maior que o de Deus. Essa é uma questão para teólogos, mas talvez eles dêem algumas dicas. Deus começou algo que não pode mais controlar, teólogos constróem sistemas de pensamento para salvar a sua cara; Ele, voluntariamente, limitou o seu poder ao dar ao homem o livre arbítrio; Ele está em guerra com Satã e um dia Ele o destruirá completamente, no dia da vitória.

Mas eu sei de algo muito mais importante e abrangente em suas conseqüências; após a invasão estar concluída, quando o poder do Universo puder ser livremente usado, então, será possível ser maior que Deus, porque se estará acima do bem e do mal, quando isso nos invadir completamente, então nós seremos tão poderosos e grandiosos como Deus, ou mais fortes ainda. A reação em cadeia irá nos encher de uma energia que os cientistas humanos ainda não conhecem. Não será preciso dormir ou comer.

O poder dos invasores não é perigoso? Eles são realmente destruidores e quem luta com eles se destrói. Mas eles não são inteligentes. Portanto, você faz amizade com eles e conhece os seus segredos. Isso anula seu poder de dominação. A finalidade desse poder ainda não foi revelada.

Boss ficará sabendo disso porque, embora a sua percepção seja limitada, ele tem um certo entendimento e uma disposição para aprender, e sinto que temos certas coisas em comum. Ainda há alguns teólogos anêmicos e beatas por aqui, tentando descobrir o que está acontecendo. Portanto, eu não posso contar por telefone. Eles estão interceptando a linha. É desnecessário entrar em uma luta aberta com eles, no momento, uma vez que eles já estão fadados a morrer."

2. O desafio da paciente

No início, o psiquiatra esperava poder falar racionalmente com essa inteligentíssima paciente e colega, mesmo em sua psicose, usando o método de "persuasão" de Dubois. Ele tentaria fazer com que a paciente se afastasse dos horríveis fenômenos visuais e auditivos, chamando-os de meras alucinações sem nenhuma realidade. Ele chegou até a dar um passo a mais, em seu esforço racional, e classificou as expressões alucinatórias de distúrbios metabólicos nos tecidos cerebrais. Acrescentou que se a paciente quisesse ter provas de sua explicação, bastaria examinar as curvas bastante agitadas do seu eletroencefalograma.

Para espanto do médico, a paciente simplesmente riu dessas explicações naturalistas e, desdenhosamente, deu de ombros. "Como se poderia pensar" – retrucou ela insolentemente – "que uma simples percepção ou pensamento humano, seja comum ou incomum, pudesse ser inteligivelmente derivado de processos fisiológicos do metabolismo corporal, de quaisquer funções nervosas ou das assim chamadas atividades nervosas superioras que acontecem simultaneamente?" E ela continuou perguntando: "como o médico conseguia visualizar tal transformação dos processos físicos em fenômenos imateriais e mentais? Talvez como um tipo de evaporação mágica?"

O médico retrucou que não era exatamente isso, a fim de salvar a situação. Dizendo-lhe de outra forma, afirmou que o metabolismo fisiológico no sistema nervoso central e os fenômenos mentais podem ser vistos como dois aspectos diferentes de uma mesma coisa. Enquanto a fisiologia aborda as funções do sistema nervoso central em termos de espaço e tempo, a psicologia os estuda enquanto vários fenômenos subjetivos, que são, entretanto, somente os reflexos subjetivos de processos fisiológicos. Para fortalecer a sua posição, comparou esse reflexo subjetivo com o reflexo das ondas luminosas de um objeto, criando uma imagem sobre uma chapa fotográfica.

O psiquiatra estava realmente orgulhoso de sua explicação científica, uma vez que a lera recentemente em um dos mais modernos e importantes livros de medicina psicossomática. Mas, logo depois, teve de render-se novamente, pois a paciente perguntou-lhe: "De que natureza deveria ser o córtex cerebral a fim de que – como tecido orgânico material – pudesse compreender e manter relações desveladoras de sentido com o mundo externo? Ademais, em que deveriam os processos fisiológicos se refletir subjetivamente? Talvez na consciência de um sujeito? Mas de que natureza deveria ser tal sujeito a fim de que pudesse possuir uma consciência? E poderia o doutor explicar o que é consciência e onde ele acha que a consciência humana pode ser encontrada? Talvez dentro da cabeça ou em algum outro lugar? Era essa consciência que acabara de comparar com a chapa fotográfica? Entretanto, será que alguma chapa fotográfica já foi capaz de perceber o que nela se reflete e identificá-lo com a coisa que é?"

Após o fracasso de suas interpretações fisiológicas, o psiquiatra recolheu-se inteiramente na psicologia pura. Admitiu que as alucinações de sua paciente não eram simplesmente nada. Entretanto, afirmou que elas não correspondiam a uma realidade externa, mas representavam apenas uma realidade interna puramente psíquica, consistindo em emoções ocultas e tendências da própria paciente. Essas realidades psíquicas internas estavam sendo projetadas das camadas de seu inconsciente sobre objetos externos.

Infelizmente, o conhecimento psicológico do médico foi recebido de uma forma ainda pior do que a explicação fisiológica de sua psicose. Ela precipitou-se furiosamente sobre ele: "Não me venha novamente com estas baboseiras psicológicas tentando transformar em ficção estes espiões e motociclistas; dispondo deles como meras alucinações e projeções do meu inconsciente ou qualquer outra realidade psíquica. De qualquer maneira, o que vocês, psiquiatras, sabem da realidade? Nada, absolutamente nada. E depois, vocês continuam e subdividem ordenadamente algo sobre o qual vocês não têm nenhuma noção. Ficam tagarelando sobre subjetivo e objetivo, sobre uma realidade psíquica interior e uma realidade real, vinculada ao mundo exterior, pretendendo jogar uma contra a outra como se a primeira fosse real e a última puramente fictícia e alucinatória. Mas o que é que você quer realmente dizer com a palavra alucinação, considerando que você ignora totalmente o que é a assim chamada realidade não-alucinatória? Palavras, nada mais que palavras, e atrás delas nada, precisamente nada, nenhum conhecimento real de qualquer espécie".

Como poderia a psicologia tradicional do médico, em toda sua fragilidade, resistir a tal ataque frontal constituído de objeções totalmente incontestáveis, apesar da esquizofrenia da adversária? De qualquer maneira, o psiquiatra viu-se obrigado a empreender uma reavaliação de todo o seu modo de pensar.

Primeiramente, buscou ajuda estudando as psicologias européias modernas, baseadas em concepções de um sujeito ou de uma pessoa. Entretanto, ele não conseguiu achar qualquer descrição ou elucidação da natureza deste tal "sujeito" ou "pessoa", que o capacitasse a entender o simples fato de que a sua paciente podia perceber e vivenciar alguma coisa, sendo essa "alguma coisa" algo significativo, não importando se essa experiência fosse ou não de caráter alucinatório. Em outras palavras, o psiquiatra continuou tão ignorante quanto antes, em relação a qualquer entendimento real sobre a possibilidade de um encontro desvelador de sentido de um sujeito com um objeto, ou de uma pessoa com uma coisa, ou com um outro ser humano.

Obviamente, o médico teve que abandonar as psicologias tradicionais, todo subjetivismo e personalismo, e ver a paciente em si. Certamente, nunca teria tido a coragem de fazer algo tão simples, e aparentemente nada científico, se não tivesse tido acesso, pouco antes, aos ensinamentos da Análise do Dasein que muito o impressionaram com seus insights fundamentais sobre a verdadeira essência da existência humana. A partir desse momento, os desenhos da paciente começaram a ocupar o lugar mais importante do seu pensamento. Era extraordinária a forma como surgiam. Como se aparecessem espontaneamente, máscaras feias e diabólicas emergiam sobre um pedaço de papel branco, sem a interferência da paciente. "Elas surgem", a paciente dizia, "de nenhum lugar, aparecem repentinamente, emergem de algum lugar por trás do papel de desenho, e de repente elas estão lá, olhando para mim. Os desenhos sempre começam do ponto central, entre as sobrancelhas. Depois disso, aparecem os olhos. Algumas vezes, não há qualquer contorno da cabeça, delimitando esses primeiros traços e diferenciando-os do universo à sua volta, ou talvez do nada, do qual emergem."

Em seguida, o médico recordou a primeira aparição das assim chamadas alucinações auditivas da paciente. Nesse aspecto também tinha esperança de poder penetrar mais profundamente em sua condição psicótica. Ela tinha que se concentrar para poder ouvir de forma mais atenta possível o menor ruído, como se pairasse no ar uma mensagem pronta para ela, predizendo um inominável horror, algo repleto de desastres. Esse algo, pavoroso e indizível, soterrava-a na forma de uma crescente tensão, invadindo intensamente seus ouvidos, até que, finalmente, ficasse reduzida a eles. O ouvido e a região corporal circundante tornavam-se doloridos e espasticamente contraídos. Na verdade, não era nada específico, mas um horror indescritível, e uma iminente transformação de tudo em nada que, finalmente, libertaria o murmúrio dos pingos de chuva, que a repreendiam com insinuações sobre a sua devassidão.

Se formos honestos, devemos admitir que em nenhuma dessas experiências imediatas da paciente encontramos qualquer evidência que permitisse supor a real presença de representações instintuais primárias dentro dos níveis mais profundos da psique, e afirmar que elas se projetariam a partir de uma espécie de recipiente intrapsíquico chamado "inconsciente" para fora e sobre os objetos do mundo exterior. Se deixarmos de assumir, a priori e no lugar da observação, a presença de entidades psíquicas na paciente, sobre as quais (conforme já admitimos) não temos nem nunca teremos qualquer conhecimento (caso contrário não seríamos obrigados a usar o termo "inconsciente" quando nos referimos a elas – "representações inconscientes" ou "inconsciente individual e coletivo", por exemplo), então veremos que a realidade da paciente indica algo bem diverso daquilo que a psiquiatria e a psicologia têm nos feito acreditar, até o presente momento.

Veremos que alguma coisa se acerca da paciente, dirige-se a ela de nenhum lugar e de todo lugar, mas nunca do interior de uma psique individual. Este algo se comunica emergindo do papel de desenho, da grande distância de um avião noturno, dos ruídos da rua, do ranger da cadeira do analista. Algo lhe está sendo enviado, tenta ser admitido em sua consciência e aí aparecer. É algo do seu futuro que se dirige a ela, vem ao seu encontro, busca ser incluído em seu presente. Esse "algo", para essa paciente, é, sobretudo, o âmbito de fenômenos que se revelam em modos erótico-corporais de relacionamento humano com o mundo. É verdade que, em primeiro lugar, foram as severas beatas sectárias e os pregadores ascéticos que pediram admissão à consciência da paciente embora nas assim chamadas alucinações. Entretanto, justamente por proibirem, as alucinações se referem exatamente à coisa que proíbem, por exemplo, à esfera erótica-corporal da vida humana. Como a paciente nunca fora capaz de apropriar-se dessas possibilidades eróticas de amor, não tinha sido capaz de aceitá-las como realmente pertencentes ao seu self responsável. Portanto, um relacionamento livre com todos estes fenômenos do nosso mundo, mais especialmente com um homem enquanto parceiro sexual amado, permanecera inatingível. Desde a sua infância, fora rigorosamente treinada para se alienar dessas possibilidades de relacionamento, que todavia constituíam parte de sua existência. Elas haviam sido consideradas incompatíveis com a dignidade humana, pecaminosas, perigosas. Fora estimulada a ser pragmática, desapegada, desapaixonada e objetiva, inteiramente ocupada em perseguir de forma competente objetivos que só poderiam ser atingidos por um exercício sistemático de pensamento. O resultado inevitável foi uma exorbitante sobrecarga das suas faculdades intelectuais.

Nosso encontro livre e aberto com certos âmbitos do mundo humano pode ser enormemente obstruído por imposições de nosso obstinado egoísmo, ou por uma cega e extrínseca pressão alienadora, imposta por uma atmosfera inadequada em nosso ambiente de infância. Porém, nenhum ser humano pode jamais silenciar completamente o desafio de tudo o que está destinado a aparecer e vir a seu ser à luz de uma dada existência. Assim, os âmbitos físico-sensuais do mundo humano que não tinham sido admitidos livremente por nossa paciente, importunavam somente sua audição e visão, reclamando cada vez mais insistentemente por sua consciência, embora de modo extremamente restritivo. Tudo o que, até esse momento, a paciente recusara-se a ver, escancarava-se e a encarava, na forma de máscaras "alucinatórias", ou a espionava de modo "paranóico" nos mais íntimos recessos de sua vida.

Animado pelos insights que obtivera com essas observações, o terapeuta sentiu-se capaz de arriscar uma abordagem nova com essa paciente ostensivamente irada e alucinada. Ele admitiu com delicadeza: "Você tem toda razão. Não tem sentido dar a uma realidade prioridade sobre outra. Seria bastante fútil de nossa parte sustentar que esta mesa diante de nós é mais real que os seus espiões sobre as motocicletas, pelo fato de iludirem minha percepção e serem perceptíveis somente a você. Por que não deixamos que ambos existam como os fenômenos que revelam ser? Então, só há uma coisa digna da nossa atenção. É necessário considerar o conteúdo significativo pleno de tudo o que se desvela para nós. Se você continua encontrando espiões em cada esquina, e se um psiquiatra tentasse reduzir essas percepções a meras alucinações fictícias ou a invenções da sua imaginação, se ele tentasse imputar-lhes somente uma realidade psíquica como projeções do seu inconsciente, então eu teria que concordar com você que ele estaria falando coisas sem sentido, sem darem qualquer contribuição para a nossa compreensão das suas experiências. Pois, quem é capaz de determinar o que significa basicamente "psíquico", e o que é imaginação? Qual é a natureza das imagens das assim chamadas imaginações ou ilusões, e onde se espera encontrá-las dentro de uma "psique"? Mas talvez você concorde comigo se eu disser que vejo a realidade dos seus espiões primordialmente no que eles fazem. E o que eles fazem senão espionar? Mas espionagem ocorre somente como forma de preparação para a guerra; portanto, somente quando existe um confronto entre dois inimigos entrincheirados e quando uma parte quer aniquilar a outra, ou pelo menos conquistá-la e dominá-la. O que aconteceria se você permitisse a tudo que existe o direito de existir e se mantivesse aberta a tudo o que quer vir até você, mesmo que a estrutura de sua existência antiga se tornasse muito pequena e tivesse que ser despedaçada e morrer? Por que não tentar desistir de toda esta luta e de defender-se? Deixe que os espiões venham e dê-lhes pleno poder para fazer o que desejam, e apenas veja o que acontece".

3. A descoberta do terapeuta

Logo após, foi bastante espantoso ver como a paciente se sentia compreendida por completo nas profundezas de seu mais íntimo ser e como depositava uma indestrutível confiança em seu terapeuta. Em função disso, seguia seus conselhos com uma energia e perseverança incomuns. Suportou, com uma abertura devota e cordial,, tanto as beatas com seus insultos ("Sua mulher assanhada, sua prostituta"), quanto os espiões com suas armas secretas. Eles a torturavam, perfuraram seu corpo com correntes elétricas de alta voltagem, serravam suas pernas na altura dos joelhos. Conseguiu agüentar tudo isso graças a sua confiança no terapeuta.

O psicanalista, por sua vez, foi recompensado com uma descoberta totalmente nova. Primeiramente, a paciente pôde sonhar que tinha que assumir a direção do serviço de neurologia de um grande hospital. Lá, encontrou uma menininha com meningite. No sonho, a paciente percebeu de imediato que a única esperança de salvar a menina seria através de uma prolongada drenagem do fluido cérebro-espinhal. No estado de vigília, a paciente, surpreendentemente, viu um paralelo entre essa drenagem do sonho e a drenagem analítica à qual estava se submetendo. Dois curtos aspectos desse sonho chamaram a atenção do analista. Ele notou que aquela que no sonho se encontrava tão doente e tão necessitada de tratamento era uma criança e que, além disso, a doença localizava-se em sua cabeça: ela sofria de meningite. Ele se absteve temporariamente de comentar o fato. No entanto, pouco tempo depois, rostos de meninas começaram a se misturar com as percepções óticas de seu estado de vigília e, em seguida, rostos de sadios bebês começaram a aparecer. (Figs. 5 e 6.)

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